• Os produtos a pronta entrega
  • Enviamos para todo o brasil
  • Até 12x e preço especial no boleto
menu

Produtos encontrados: 12 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Produtos encontrados: 12 Resultado da Pesquisa por: em 5 ms

Itens por página:

Produtos selecionados para comparar: 0Comparar

Blog Emania - Foto e Vídeo

Blog Emania

Lançamentos, dicas, tutoriais
E tudo sobre fotografia

Fique por dentro
Newslleter Emania

Cadastre-se e receba

Nossas Novidades

Modeladores de iluminação são tão importantes quanto os flashes de câmeras na hora de compor uma fotografia. Um kit para estúdio fotográfico é composto por vários acessórios de iluminação, como múltiplos flashes, cabos e os famosos modeladores. Entre eles, os mais conhecidos são os refletores e difusores, cuja missão é suavizar a luz, aumentar seu alcance, evitar sombras, preencher o espaço e até mesmo causar um efeito de temperatura.

Quando falamos em efeito de temperatura de cor, estamos nos referindo ao balanço das cores entre ambiente e assunto fotografado. Dependendo da luz do ambiente onde o assunto está sendo fotografado, a foto pode adquirir tons de cores variadas, causadas pela reflexão dos raios de luz provenientes de fontes variadas de iluminação. Para corrigir esse desvio de cores, ou seja, balancear a “temperatura” da foto, fotógrafos fazem o uso de um acessório chamado de folha de gelatina.

Fabricada em diversas cores, a folha de gelatina é um material simples, semelhante a uma folha de plástico, feita para ser fixada sobre flashes fotográficos ou refletores. A gelatina recebeu esse nome graças ao início do seu processo de fabricação, uma época na qual ainda não se produzia plástico e trabalhadores de teatro há confeccionavam com material feito com gelatina. Atualmente elas são produzidas em acetato, material resistente ao calor que permite sua fixação sobre refletores sem que seja danificada.

Os tipos mais utilizados de gelatinas são CTB (Color Temperature Blue), CTO (Color Temperature Orange) e ND (Neutral Density gel). Cada uma dessas tem a função de alterar a temperatura da luz de acordo com a necessidade do fotógrafo.

A gelatina CTB aproxima a luz incandescente da luz do dia, ou seja, ao fixar a gelatina de tom azulado em frente às fontes de luz incandescente, ela aumenta a temperatura das fotos para que adquiram tonalidade mais similar à luz proveniente do sol. A gelatina CTO faz o contrário, aproximando a luz do dia à luz incandescente. Ao recobrir, por exemplo, uma janela pela qual entra luz do sol com uma folha de gelatina CTO (de tom alaranjado), ela diminui a temperatura do ambiente para que haja um equilíbrio com as fontes de luz incandescente.

Gelatinas ND (Neutral Density gel) reduzem a intensidade da luz sem alterar a temperatura da mesma. Elas atuam como difusores, cuja função é suavizar a luz que incide sobre o assunto. Existem também gelatinas que combinam a correção de cor (CTB / CTO) com a redução de luminosidade (ND). Todos esses modelos são fabricados em diversas graduações de intensidade, estabelecidas através de números.

Todos esses modelos são simples e fáceis de manipular, mas no teatro, fotografia e cinema possuem grande importância na produção e resultado final. O Blog eMania, voltado para Cinegrafistas e Fotógrafos possui artigos que ensinam de maneira prática, fácil e sem perder a importância. Veja nossos artigos sobre iluminação de cinema com o uso de Folhas de Gelatina.

Acessório de preço acessível, você encontra diversos modelos de gelatina para refletor aqui Na eMania – Foto e Vídeo. Navegue em nosso site, escolha e envie já o seu pedido. Parcelamos em até 10 vezes sem juros em qualquer cartão de crédito. Entregamos para todo o Brasil.

 

ver mais +

Minha Sacola

+
Subtotal
Você não adicionou
nenhum item à sua sacola ;(